Max Weber e a Análise Cultural da Valorização do Trabalho













Sociologia





       Max Weber e a Análise Cultural

           da Valorização do Trabalho










Belo Jardim,05 de Junho de 2017




Por: Emanuel Isaque Cordeiro da Silva


  Técnico em Agropecuária pelo IFPE Campus Belo Jardim

  Formando em Magistério pela Escola Municipal Manoel Teodoro de Arruda











  A Reforma Protestante muda radicalmente a visão sobre o trabalho
conduzindo-o a um pleno reconhecimento. Será através da Reforma, que
o trabalho assumirá verdadeiramente um status de importância e
contribuirá decisivamente para uma outra subjetividade manifesta no
trabalho. Quem melhor traduziu o impacto das reformas protestantes, na
valorização religiosa do trabalho, foi Weber em “A ética protestante e o
espírito do capitalismo”[1905].

  A ascensão espetacular do trabalho como um valor, sem
precedente na história da humanidade, é explicada pelo sociólogo a
partir da Reforma, apesar do tema do trabalho não ser central em sua
obra. A questão central é a origem do racionalismo ocidental manifesta
no capitalismo, porém, a concepção de trabalho através da religião,
oferece para Weber (1967) a chave da compreensão do surgimento do
racionalismo ocidental.

  Weber procura demonstrar que, desde o início da Reforma assiste-
se ao nascimento de uma concepção espiritual do trabalho, bem como
ao aparecimento de uma ética profissional, as quais constituíram um
aspecto central do espírito do capitalismo, que favoreceu seu
desenvolvimento no Ocidente (MÜLLER, 2005: 241).

  Até então, em toda a sua história, o trabalho era considerado de
maneira ambivalente. O trabalho era indispensável para a reprodução
biológica e social da humanidade, mas era indesejável. Sobre ele pesava
uma condição de castigo e anulação da individualidade das pessoas.
Essa visão ambivalente do trabalho é encontrada na cultura judaico-
cristã que, apesar de estar na origem de mudanças profundas no sentido
do trabalho, ainda não o sublinha como possibilidade de manifestação de
um lugar social, uma vez que valoriza o trabalho manual a medida que
serve a Deus (...) visto que todos devem trabalhar em nome e para a
glória de Deus, eles são iguais enquanto cristãos e pessoas religiosas.
(...) o trabalho se opõe ao ócio, ao repouso, ao descanso, ao sabbat (com
Tomas de Aquino – o ficar sem fazer nada será apreciado, como tempo
para vida contemplativa) (MÜLLER, 2005: 242).

  Apenas em Lutero, a formula ora et labora sublinhará a
possibilidade de superação da ambivalência do trabalho no mundo
religioso. Na teologia de Lutero, a igualdade entre os dois modos de vida
não é antagônica. Lutero teve uma influência decisiva na concepção do
significado do trabalho, “quando traduziu para o alemão o Novo
Testamento (1522), empregando a palavra beruf para trabalho, em lugar de arbeit Beruf, acentua mais o aspecto da vocação do que o do trabalho
propriamente dito” (COSTA, 1990), ou seja, descaracterizando a
concepção pejorativa do trabalho como expiação. Porém, será em
Calvino que o trabalho assumirá um caráter ainda mais radical de
valorização, passando mesmo a se tornar um dever. Para Calvino, “o
trabalho profissional deveria formar uma muralha contra a preguiça,
todos devem trabalhar – quem não trabalha não deve comer e o trabalho
é um dever” (MÜLLER, 2005: 243-244).

  A descoberta de Weber, da importância de Calvino, fez-se a partir
da observação de que, na Alemanha, no começo do século XX, os
capitalistas protestantes tinham sido melhor sucedidos em termos
econômicos do que os seus correligionários católicos. Weber revela que
Calvino demonstra um interesse maior do que Lutero pela vida
econômica e social. Na concepção calvinista, “não somente a religião
concernia a toda a vida – econômica, profissional, familiar –, mas tudo
devia concorrer para a glória de Deus (...) e Calvino afirmará que ‘dentre
todas as coisas deste mundo, o trabalhador é o mais semelhante a
Deus’” (WILLAIME, 2005: 70). Na visão de Calvino, o trabalho é um sinal
de graça. Ele abandona a ideia do trabalho como fonte de pecado
original e mesmo como contemplação. Pelo contrário, o trabalho pode
libertar o homem do sofrimento e se tornar agradável a Deus, na medida
em que o homem deve, para estar seguro de seu estado de graça,
trabalhar o dia todo em favor do que lhe foi destinado. Não é, pois, o
ócio e o prazer, mas apenas a atividade que serve para aumentar a
glória de Deus (...) É condenável a contemplação passiva, quando
resultar em prejuízo para o trabalho cotidiano, pois ela é menos
agradável a Deus do que a materialização de Sua vontade de trabalho
(WEBER, 1967: 112).

  Não trabalhar significa não prestar homenagem a Deus. Somente
razões imperativas como a doença podem impedir alguém de trabalhar,
mas optar por não trabalhar ou não fazer de tudo para encontrar um
trabalho, é moralmente condenável. O ócio, assim como a preguiça, não
são desejados por Deus e “o mais importante é que o trabalho constitui,
antes de mais nada, a própria finalidade da vida” (WEBER, 1967: 113).
Calvino considera ainda que o mal não está no dinheiro em si, mas no
uso que se faz dele. Nessa ótica, o rico tem uma missão econômica
providencial. Ele é “o ministro dos pobres”, os quais lhe dão a
possibilidade de se liberar da servidão do dinheiro, testando sua fé e sua
caridade. Segundo Weber, a doutrina do Calvinismo contribui para o
desenvolvimento do capitalismo e para a importância do trabalho na medida em que, na sua teologia – a doutrina da predestinação –, Deus
decidiu desde o princípio quem, entre os crentes, compartilharia a
salvação e quem seria condenado e não restaria alternativa a não ser
travar uma luta diária para fazer jus à possível escolha de ser um dos
eleitos de Deus.

  Essa luta diária faz-se através de um enorme ativismo, alimentado
por recomendações pastorais, afirmava Weber. De um lado, por manter-
se como dever de cada um considerar-se escolhido (...) A exortação é
aqui interpretada como um dever de obter certeza da própria dedicação
e justificação na luta diária pela vida (...). Por outro lado, a fim de
alcançar aquela autoconfiança, uma intensa atividade profissional era
recomendada como o meio mais adequado (WEBER, 1967:77).

  A incerteza da salvação pessoal deve ter gerado uma enorme
angústia nos fiéis. Não se podia esperar ajuda alguma, nem de Deus,
nem da Igreja, nem da comunidade religiosa, pois cada um encontrava-
se na mesma situação e, além disso, os membros da comunidade eram
concorrentes aos raros lugares salvadores no céu. Esse sistema fatalista,
de individualização e incertezas, desencadeou “o trabalho encarniçado e
o domínio do mundo” (MÜLLER, 2005: 246). A ideia subjacente é de que
o trabalho é um meio de adquirir a independência e a confiança, e de
fazer parte de ser um dos eleitos de Deus. O sucesso na vida terrestre,
adquirido através do trabalho, não é certamente uma garantia de
salvação, mas um sinal promissor. Esse modo de vida levou a uma
conduta ética racional, uma espécie de ascetismo secular.

  Essa ideia puritana do trabalho profissional teve efeitos sobre a vida
econômica em geral e sobre o modo de vida capitalista em particular. O
puritanismo considera, ao contrário da leitura teológica anterior, a
riqueza como desejável e apreciável. Então, o rico é abençoado e está no
caminho da salvação; ao contrário, o pobre não tem reconhecimento
social, despojado de prestígio em sua vida ociosa. A intuição de Weber é
de que a ética protestante deu conteúdo a um espírito do capitalismo,
tendo no trabalho um dos principais elementos: a avaliação religiosa do
infatigável, constante e sistemático labor vocacional [trabalho
profissional], como o mais alto instrumento de ascese, e, ao mesmo
tempo, como o mais seguro meio de preservação de redenção da fé e do
homem, deve ter sido presumivelmente a mais poderosa alavanca da
expressão dessa concepção de vida, que aqui apontamos como espírito
do capitalismo (WEBER, 1967: 123).

  A visão protestante, para além de uma valorização religiosa do
trabalho, contribui para criar um “espírito” motivacional para o
empreendedorismo. A contribuição de Weber é mostrar que o capitalismo ensejado pela Revolução Industrial tinha, em sua base, uma concepção
de trabalho vinculada ao ascetismo secular do protestantismo. Foi essa
concepção de trabalho, que liberou moral e eticamente os homens – os
capitalistas – à aquisição de bens, à obtenção do lucro, à cobrança de
juros e à acumulação de capital. Esse ethos – conjunto de valores
culturais – exortava que a acumulação do capital deveria ser reinvestida
em novos empreendimentos que gerassem mais empregos. Esse círculo
virtuoso – trabalhar, acumular e reinvestir – permitia o estabelecimento
da harmonia social. Será esse ethos que fomentará a atividade
capitalista. Observa-se portanto que, da completa desvalorização, o
trabalho assume, ao longo da sociedade religiosa, uma mudança de
sentido até se tornar referência para uma vida virtuosa. Num primeiro
momento, na Idade Média, o trabalho é interpretado como castigo –
subjaz a essa representação do trabalho uma subjetividade da
insignificância da condição humana. O trabalho não é fonte de afirmação
pessoal, coletiva ou mesmo espiritual, não compraz e não é valorizado. É
visto como necessidade, uma penitência a ser realizada que se coloca
em contiguidade à necessidade de sobrevivência. Efêmera, a vida é feita
de trabalho penoso e árduo, infeliz e desafortunado. Mesmo aquele que
não trabalha interpreta o trabalho dessa forma e considera-se venturoso
porque possibilita a outrem a purgação do pecado original de toda a
humanidade. A subjetividade manifesta é análoga aos que vivem do
trabalho e aos que não vivem. Aqui, diferentemente do paradigma grego,
o trabalho não é menosprezado no sentido de condição vil e execrável,
como eram vistos os escravos, mas como condicionalidade para a
Salvação de todos: aquele que trabalha expia coletivamente a grave
ofensa cometida contra Deus. O que está livre do trabalho penoso –
pode-se pensar no senhor feudal – não olha os que vivem do trabalho
com desprezo, mas como contingência causal a que todos foram
submetidos, e que ele, por sorte e graça de Deus está livre, porém a sua
Salvação depende daqueles que trabalham. A subjetividade manifesta
nessa condição de trabalho é uma subjetividade resignada. Os que
trabalham carregam um sentido de vida, mas é antes de tudo uma
predestinação, não há uma alternativa.

  Esse tipo de interpretação, vinculada ao trabalho, transita para
uma outra subjetividade, dessa vez mais afirmativa, que permite um
sentido mais dignificante para a vida de quem trabalha. Esse processo é
lento, dura séculos, e não se faz perceptível cronologicamente. A reviravolta acontece com a passagem da interpretação do trabalho não
mais como condenação, mas como possibilidade de exaltação à obra criadora de Deus. A mudança é significativa: o trabalho se faz como
chance de alcançar a glória de Deus. Diferentemente do trabalho-
castigo, o trabalho-glorificação dá um outro sentido a quem dele
necessita. A fórmula ora et labora, reza e trabalha, é portadora de uma
subjetividade afirmativa. A efemeridade da vida passa a ser vista como
possibilidade de servir ao Deus Criador. A relação com o transcendente
faz-se mais de parceria e menos de medo: “Trabalho porque amo a Deus
e não porque o temo”. Essa compreensão de trabalho dá um sentido
diferente à vida. Trata-se de uma subjetividade que afirma uma
positividade do trabalho. No trabalho encontra-se satisfação, não pA Reforma Protestante muda radicalmente a visão sobre o trabalho
conduzindo-o a um pleno reconhecimento. Será através da Reforma, que
o trabalho assumirá verdadeiramente um status de importância e
contribuirá decisivamente para uma outra subjetividade manifesta no
trabalho. Quem melhor traduziu o impacto das reformas protestantes, na
valorização religiosa do trabalho, foi Weber em “A ética protestante e o
espírito do capitalismo”[1905].

  A ascensão espetacular do trabalho como um valor, sem
precedente na história da humanidade, é explicada pelo sociólogo a
partir da Reforma, apesar do tema do trabalho não ser central em sua
obra. A questão central é a origem do racionalismo ocidental manifesta
no capitalismo, porém, a concepção de trabalho através da religião,
oferece para Weber (1967) a chave da compreensão do surgimento do
racionalismo ocidental.

  Weber procura demonstrar que, desde o início da Reforma assiste-
se ao nascimento de uma concepção espiritual do trabalho, bem como
ao aparecimento de uma ética profissional, as quais constituíram um
aspecto central do espírito do capitalismo, que favoreceu seu
desenvolvimento no Ocidente (MÜLLER, 2005: 241).

  Até então, em toda a sua história, o trabalho era considerado de
maneira ambivalente. O trabalho era indispensável para a reprodução
biológica e social da humanidade, mas era indesejável. Sobre ele pesava
uma condição de castigo e anulação da individualidade das pessoas.
Essa visão ambivalente do trabalho é encontrada na cultura judaico-
cristã que, apesar de estar na origem de mudanças profundas no sentido
do trabalho, ainda não o sublinha como possibilidade de manifestação de
um lugar social, uma vez que valoriza o trabalho manual a medida que
serve a Deus (...) visto que todos devem trabalhar em nome e para a
glória de Deus, eles são iguais enquanto cristãos e pessoas religiosas.
(...) o trabalho se opõe ao ócio, ao repouso, ao descanso, ao sabbat (com
Tomas de Aquino – o ficar sem fazer nada será apreciado, como tempo
para vida contemplativa) (MÜLLER, 2005: 242).

  Apenas em Lutero, a formula ora et labora sublinhará a
possibilidade de superação da ambivalência do trabalho no mundo
religioso. Na teologia de Lutero, a igualdade entre os dois modos de vida
não é antagônica. Lutero teve uma influência decisiva na concepção do
significado do trabalho, “quando traduziu para o alemão o Novo
Testamento (1522), empregando a palavra beruf para trabalho, em lugar de arbeit Beruf, acentua mais o aspecto da vocação do que o do trabalho
propriamente dito” (COSTA, 1990), ou seja, descaracterizando a
concepção pejorativa do trabalho como expiação. Porém, será em
Calvino que o trabalho assumirá um caráter ainda mais radical de
valorização, passando mesmo a se tornar um dever. Para Calvino, “o
trabalho profissional deveria formar uma muralha contra a preguiça,
todos devem trabalhar – quem não trabalha não deve comer e o trabalho
é um dever” (MÜLLER, 2005: 243-244).

  A descoberta de Weber, da importância de Calvino, fez-se a partir
da observação de que, na Alemanha, no começo do século XX, os
capitalistas protestantes tinham sido melhor sucedidos em termos
econômicos do que os seus correligionários católicos. Weber revela que
Calvino demonstra um interesse maior do que Lutero pela vida
econômica e social. Na concepção calvinista, “não somente a religião
concernia a toda a vida – econômica, profissional, familiar –, mas tudo
devia concorrer para a glória de Deus (...) e Calvino afirmará que ‘dentre
todas as coisas deste mundo, o trabalhador é o mais semelhante a
Deus’” (WILLAIME, 2005: 70). Na visão de Calvino, o trabalho é um sinal
de graça. Ele abandona a ideia do trabalho como fonte de pecado
original e mesmo como contemplação. Pelo contrário, o trabalho pode
libertar o homem do sofrimento e se tornar agradável a Deus, na medida
em que o homem deve, para estar seguro de seu estado de graça,
‘trabalhar o dia todo em favor do que lhe foi destinado. Não é, pois, o
ócio e o prazer, mas apenas a atividade que serve para aumentar a
glória de Deus (...) É condenável a contemplação passiva, quando
resultar em prejuízo para o trabalho cotidiano, pois ela é menos
agradável a Deus do que a materialização de Sua vontade de trabalho
(WEBER, 1967: 112).

  Não trabalhar significa não prestar homenagem a Deus. Somente
razões imperativas como a doença podem impedir alguém de trabalhar,
mas optar por não trabalhar ou não fazer de tudo para encontrar um
trabalho, é moralmente condenável. O ócio, assim como a preguiça, não
são desejados por Deus e “o mais importante é que o trabalho constitui,
antes de mais nada, a própria finalidade da vida” (WEBER, 1967: 113).
Calvino considera ainda que o mal não está no dinheiro em si, mas no
uso que se faz dele. Nessa ótica, o rico tem uma missão econômica
providencial. Ele é “o ministro dos pobres”, os quais lhe dão a
possibilidade de se liberar da servidão do dinheiro, testando sua fé e sua
caridade. Segundo Weber, a doutrina do Calvinismo contribui para o
desenvolvimento do capitalismo e para a importância do trabalho na medida em que, na sua teologia – a doutrina da predestinação –, Deus
decidiu desde o princípio quem, entre os crentes, compartilharia a
salvação e quem seria condenado e não restaria alternativa a não ser
travar uma luta diária para fazer jus à possível escolha de ser um dos
eleitos de Deus.

  Essa luta diária faz-se através de um enorme ativismo, alimentado
por recomendações pastorais, afirmava Weber. De um lado, por manter-
se como dever de cada um considerar-se escolhido (...) A exortação é
aqui interpretada como um dever de obter certeza da própria dedicação
e justificação na luta diária pela vida (...). Por outro lado, a fim de
alcançar aquela autoconfiança, uma intensa atividade profissional era
recomendada como o meio mais adequado (WEBER, 1967:77).

  A incerteza da salvação pessoal deve ter gerado uma enorme
angústia nos fiéis. Não se podia esperar ajuda alguma, nem de Deus,
nem da Igreja, nem da comunidade religiosa, pois cada um encontrava-
se na mesma situação e, além disso, os membros da comunidade eram
concorrentes aos raros lugares salvadores no céu. Esse sistema fatalista,
de individualização e incertezas, desencadeou “o trabalho encarniçado e
o domínio do mundo” (MÜLLER, 2005: 246). A ideia subjacente é de que
o trabalho é um meio de adquirir a independência e a confiança, e de
fazer parte de ser um dos eleitos de Deus. O sucesso na vida terrestre,
adquirido através do trabalho, não é certamente uma garantia de
salvação, mas um sinal promissor. Esse modo de vida levou a uma
conduta ética racional, uma espécie de ascetismo secular.

  Essa ideia puritana do trabalho profissional teve efeitos sobre a vida
econômica em geral e sobre o modo de vida capitalista em particular. O
puritanismo considera, ao contrário da leitura teológica anterior, a
riqueza como desejável e apreciável. Então, o rico é abençoado e está no
caminho da salvação; ao contrário, o pobre não tem reconhecimento
social, despojado de prestígio em sua vida ociosa. A intuição de Weber é
de que a ética protestante deu conteúdo a um espírito do capitalismo,
tendo no trabalho um dos principais elementos: a avaliação religiosa do
infatigável, constante e sistemático labor vocacional [trabalho
profissional], como o mais alto instrumento de ascese, e, ao mesmo
tempo, como o mais seguro meio de preservação de redenção da fé e do
homem, deve ter sido presumivelmente a mais poderosa alavanca da
expressão dessa concepção de vida, que aqui apontamos como espírito
do capitalismo (WEBER, 1967: 123).

  A visão protestante, para além de uma valorização religiosa do
trabalho, contribui para criar um “espírito” motivacional para o
empreendedorismo. A contribuição de Weber é mostrar que o capitalismo ensejado pela Revolução Industrial tinha, em sua base, uma concepção
de trabalho vinculada ao ascetismo secular do protestantismo. Foi essa
concepção de trabalho, que liberou moral e eticamente os homens – os
capitalistas – à aquisição de bens, à obtenção do lucro, à cobrança de
juros e à acumulação de capital. Esse ethos – conjunto de valores
culturais – exortava que a acumulação do capital deveria ser reinvestida
em novos empreendimentos que gerassem mais empregos. Esse círculo
virtuoso – trabalhar, acumular e reinvestir – permitia o estabelecimento
da harmonia social. Será esse ethos que fomentará a atividade
capitalista. Observa-se portanto que, da completa desvalorização, o
trabalho assume, ao longo da sociedade religiosa, uma mudança de
sentido até se tornar referência para uma vida virtuosa. Num primeiro
momento, na Idade Média, o trabalho é interpretado como castigo –
subjaz a essa representação do trabalho uma subjetividade da
insignificância da condição humana. O trabalho não é fonte de afirmação
pessoal, coletiva ou mesmo espiritual, não compraz e não é valorizado. É
visto como necessidade, uma penitência a ser realizada que se coloca
em contiguidade à necessidade de sobrevivência. Efêmera, a vida é feita
de trabalho penoso e árduo, infeliz e desafortunado. Mesmo aquele que
não trabalha interpreta o trabalho dessa forma e considera-se venturoso
porque possibilita a outrem a purgação do pecado original de toda a
humanidade. A subjetividade manifesta é análoga aos que vivem do
trabalho e aos que não vivem. Aqui, diferentemente do paradigma grego,
o trabalho não é menosprezado no sentido de condição vil e execrável,
como eram vistos os escravos, mas como condicionalidade para a
Salvação de todos: aquele que trabalha expia coletivamente a grave
ofensa cometida contra Deus. O que está livre do trabalho penoso –
pode-se pensar no senhor feudal – não olha os que vivem do trabalho
com desprezo, mas como contingência causal a que todos foram
submetidos, e que ele, por sorte e graça de Deus está livre, porém a sua
Salvação depende daqueles que trabalham. A subjetividade manifesta
nessa condição de trabalho é uma subjetividade resignada. Os que
trabalham carregam um sentido de vida, mas é antes de tudo uma
predestinação, não há uma alternativa.

  Esse tipo de interpretação, vinculada ao trabalho, transita para
uma outra subjetividade, dessa vez mais afirmativa, que permite um
sentido mais dignificante para a vida de quem trabalha. Esse processo é
lento, dura séculos, e não se faz perceptível cronologicamente. A reviravolta acontece com a passagem da interpretação do trabalho não
mais como condenação, mas como possibilidade de exaltação à oborque
ele seja aprazível de ser realizado, mas porque confere significado à
insignificância terrestre. É pelo e através do trabalho custoso, acerbo,
sofrido, que se passa a justificar a existência.
Uma nova configuração dos aspectos subjetivos do trabalho ainda pode
ser considerada na sociedade religiosa. Trata-se daquela advinda do
significado do trabalho a partir dos preceitos impregnados na Reforma.
Daquele momento em diante, definitivamente o trabalho afirma-se como
um valor desejável, necessário e sinal de reconhecimento. A afirmação
da pessoa humana passa pelo trabalho. A vida virtuosa completa-se no
trabalho e é condenável a vida ociosa. Todos devem trabalhar, inclusive
aqueles que dele necessariamente não precisem. O trabalho passa a ser
uma exigência social, e como tal, assume uma configuração de distinção
junto aos outros. O trabalho, contrariamente ao que se afirmava anA Reforma Protestante muda radicalmente a visão sobre o trabalho
conduzindo-o a um pleno reconhecimento. Será através da Reforma, que
o trabalho assumirá verdadeiramente um status de importância e
contribuirá decisivamente para uma outra subjetividade manifesta no
trabalho. Quem melhor traduziu o impacto das reformas protestantes, na
valorização religiosa do trabalho, foi Weber em “A ética protestante e o
espírito do capitalismo”[1905].

  A ascensão espetacular do trabalho como um valor, sem
precedente na história da humanidade, é explicada pelo sociólogo a
partir da Reforma, apesar do tema do trabalho não ser central em sua
obra. A questão central é a origem do racionalismo ocidental manifesta
no capitalismo, porém, a concepção de trabalho através da religião,
oferece para Weber (1967) a chave da compreensão do surgimento do
racionalismo ocidental.

  Weber procura demonstrar que, desde o início da Reforma assiste-
se ao nascimento de uma concepção espiritual do trabalho, bem como
ao aparecimento de uma ética profissional, as quais constituíram um
aspecto central do espírito do capitalismo, que favoreceu seu
desenvolvimento no Ocidente (MÜLLER, 2005: 241).

  Até então, em toda a sua história, o trabalho era considerado de
maneira ambivalente. O trabalho era indispensável para a reprodução
biológica e social da humanidade, mas era indesejável. Sobre ele pesava
uma condição de castigo e anulação da individualidade das pessoas.
Essa visão ambivalente do trabalho é encontrada na cultura judaico-
cristã que, apesar de estar na origem de mudanças profundas no sentido
do trabalho, ainda não o sublinha como possibilidade de manifestação de
um lugar social, uma vez que valoriza o trabalho manual a medida que
serve a Deus (...) visto que todos devem trabalhar em nome e para a
glória de Deus, eles são iguais enquanto cristãos e pessoas religiosas.
(...) o trabalho se opõe ao ócio, ao repouso, ao descanso, ao sabbat (com
Tomas de Aquino – o ficar sem fazer nada será apreciado, como tempo
para vida contemplativa) (MÜLLER, 2005: 242).

  Apenas em Lutero, a formula ora et labora sublinhará a
possibilidade de superação da ambivalência do trabalho no mundo
religioso. Na teologia de Lutero, a igualdade entre os dois modos de vida
não é antagônica. Lutero teve uma influência decisiva na concepção do
significado do trabalho, “quando traduziu para o alemão o Novo
Testamento (1522), empregando a palavra beruf para trabalho, em lugar de arbeit Beruf, acentua mais o aspecto da vocação do que o do trabalho
propriamente dito” (COSTA, 1990), ou seja, descaracterizando a
concepção pejorativa do trabalho como expiação. Porém, será em
Calvino que o trabalho assumirá um caráter ainda mais radical de
valorização, passando mesmo a se tornar um dever. Para Calvino, “o
trabalho profissional deveria formar uma muralha contra a preguiça,
todos devem trabalhar – quem não trabalha não deve comer e o trabalho
é um dever” (MÜLLER, 2005: 243-244).

  A descoberta de Weber, da importância de Calvino, fez-se a partir
da observação de que, na Alemanha, no começo do século XX, os
capitalistas protestantes tinham sido melhor sucedidos em termos
econômicos do que os seus correligionários católicos. Weber revela que
Calvino demonstra um interesse maior do que Lutero pela vida
econômica e social. Na concepção calvinista, “não somente a religião
concernia a toda a vida – econômica, profissional, familiar –, mas tudo
devia concorrer para a glória de Deus (...) e Calvino afirmará que ‘dentre
todas as coisas deste mundo, o trabalhador é o mais semelhante a
Deus’” (WILLAIME, 2005: 70). Na visão de Calvino, o trabalho é um sinal
de graça. Ele abandona a ideia do trabalho como fonte de pecado
original e mesmo como contemplação. Pelo contrário, o trabalho pode
libertar o homem do sofrimento e se tornar agradável a Deus, na medida
em que o homem deve, para estar seguro de seu estado de graça,
‘trabalhar o dia todo em favor do que lhe foi destinado. Não é, pois, o
ócio e o prazer, mas apenas a atividade que serve para aumentar a
glória de Deus (...) É condenável a contemplação passiva, quando
resultar em prejuízo para o trabalho cotidiano, pois ela é menos
agradável a Deus do que a materialização de Sua vontade de trabalho
(WEBER, 1967: 112).

  Não trabalhar significa não prestar homenagem a Deus. Somente
razões imperativas como a doença podem impedir alguém de trabalhar,
mas optar por não trabalhar ou não fazer de tudo para encontrar um
trabalho, é moralmente condenável. O ócio, assim como a preguiça, não
são desejados por Deus e “o mais importante é que o trabalho constitui,
antes de mais nada, a própria finalidade da vida” (WEBER, 1967: 113).
Calvino considera ainda que o mal não está no dinheiro em si, mas no
uso que se faz dele. Nessa ótica, o rico tem uma missão econômica
providencial. Ele é “o ministro dos pobres”, os quais lhe dão a
possibilidade de se liberar da servidão do dinheiro, testando sua fé e sua
caridade. Segundo Weber, a doutrina do Calvinismo contribui para o
desenvolvimento do capitalismo e para a importância do trabalho na medida em que, na sua teologia – a doutrina da predestinação –, Deus
decidiu desde o princípio quem, entre os crentes, compartilharia a
salvação e quem seria condenado e não restaria alternativa a não ser
travar uma luta diária para fazer jus à possível escolha de ser um dos
eleitos de Deus.

  Essa luta diária faz-se através de um enorme ativismo, alimentado
por recomendações pastorais, afirmava Weber. De um lado, por manter-
se como dever de cada um considerar-se escolhido (...) A exortação é
aqui interpretada como um dever de obter certeza da própria dedicação
e justificação na luta diária pela vida (...). Por outro lado, a fim de
alcançar aquela autoconfiança, uma intensa atividade profissional era
recomendada como o meio mais adequado (WEBER, 1967:77).

  A incerteza da salvação pessoal deve ter gerado uma enorme
angústia nos fiéis. Não se podia esperar ajuda alguma, nem de Deus,
nem da Igreja, nem da comunidade religiosa, pois cada um encontrava-
se na mesma situação e, além disso, os membros da comunidade eram
concorrentes aos raros lugares salvadores no céu. Esse sistema fatalista,
de individualização e incertezas, desencadeou “o trabalho encarniçado e
o domínio do mundo” (MÜLLER, 2005: 246). A ideia subjacente é de que
o trabalho é um meio de adquirir a independência e a confiança, e de
fazer parte de ser um dos eleitos de Deus. O sucesso na vida terrestre,
adquirido através do trabalho, não é certamente uma garantia de
salvação, mas um sinal promissor. Esse modo de vida levou a uma
conduta ética racional, uma espécie de ascetismo secular.

  Essa ideia puritana do trabalho profissional teve efeitos sobre a vida
econômica em geral e sobre o modo de vida capitalista em particular. O
puritanismo considera, ao contrário da leitura teológica anterior, a
riqueza como desejável e apreciável. Então, o rico é abençoado e está no
caminho da salvação; ao contrário, o pobre não tem reconhecimento
social, despojado de prestígio em sua vida ociosa. A intuição de Weber é
de que a ética protestante deu conteúdo a um espírito do capitalismo,
tendo no trabalho um dos principais elementos: a avaliação religiosa do
infatigável, constante e sistemático labor vocacional [trabalho
profissional], como o mais alto instrumento de ascese, e, ao mesmo
tempo, como o mais seguro meio de preservação de redenção da fé e do
homem, deve ter sido presumivelmente a mais poderosa alavanca da
expressão dessa concepção de vida, que aqui apontamos como espírito
do capitalismo (WEBER, 1967: 123).

  A visão protestante, para além de uma valorização religiosa do
trabalho, contribui para criar um “espírito” motivacional para o
empreendedorismo. A contribuição de Weber é mostrar que o capitalismo ensejado pela Revolução Industrial tinha, em sua base, uma concepção
de trabalho vinculada ao ascetismo secular do protestantismo. Foi essa
concepção de trabalho, que liberou moral e eticamente os homens – os
capitalistas – à aquisição de bens, à obtenção do lucro, à cobrança de
juros e à acumulação de capital. Esse ethos – conjunto de valores
culturais – exortava que a acumulação do capital deveria ser reinvestida
em novos empreendimentos que gerassem mais empregos. Esse círculo
virtuoso – trabalhar, acumular e reinvestir – permitia o estabelecimento
da harmonia social. Será esse ethos que fomentará a atividade
capitalista. Observa-se portanto que, da completa desvalorização, o
trabalho assume, ao longo da sociedade religiosa, uma mudança de
sentido até se tornar referência para uma vida virtuosa. Num primeiro
momento, na Idade Média, o trabalho é interpretado como castigo –
subjaz a essa representação do trabalho uma subjetividade da
insignificância da condição humana. O trabalho não é fonte de afirmação
pessoal, coletiva ou mesmo espiritual, não compraz e não é valorizado. É
visto como necessidade, uma penitência a ser realizada que se coloca
em contiguidade à necessidade de sobrevivência. Efêmera, a vida é feita
de trabalho penoso e árduo, infeliz e desafortunado. Mesmo aquele que
não trabalha interpreta o trabalho dessa forma e considera-se venturoso
porque possibilita a outrem a purgação do pecado original de toda a
humanidade. A subjetividade manifesta é análoga aos que vivem do
trabalho e aos que não vivem. Aqui, diferentemente do paradigma grego,
o trabalho não é menosprezado no sentido de condição vil e execrável,
como eram vistos os escravos, mas como condicionalidade para a
Salvação de todos: aquele que trabalha expia coletivamente a grave
ofensa cometida contra Deus. O que está livre do trabalho penoso –
pode-se pensar no senhor feudal – não olha os que vivem do trabalho
com desprezo, mas como contingência causal a que todos foram
submetidos, e que ele, por sorte e graça de Deus está livre, porém a sua
Salvação depende daqueles que trabalham. A subjetividade manifesta
nessa condição de trabalho é uma subjetividade resignada. Os que
trabalham carregam um sentido de vida, mas é antes de tudo uma
predestinação, não há uma alternativa.

  Esse tipo de interpretação, vinculada ao trabalho, transita para
uma outra subjetividade, dessa vez mais afirmativa, que permite um
sentido mais dignificante para a vida de quem trabalha. Esse processo é
lento, dura séculos, e não se faz perceptível cronologicamente. A reviravolta acontece com a passagem da interpretação do trabalho não
mais como condenação, mas como possibilidade de exaltação à obtes,
pode sim ser fonte de riqueza e quanto mais se amealha mais
reconhecimento traz e mais agrada a Deus.

  O sentido do trabalho para as pessoas e para a sociedade,
portanto, vai se alterando e configurando distintas subjetividades. Passa-
se de uma subjetividade resignada (trabalho-redenção), própria dos
primórdios da sociedade religiosa do medievo para uma subjetividade
afirmativa (trabalho-glorificação), até uma subjetividade da emancipação
(trabalho-liberação) conquistada na ante-sala da ascensão do
liberalismo. Afirma-se aqui a subjetividade da emancipação, no sentido
de que o trabalho não é mais fonte de vergonha, mas a chave para a
conquista da felicidade e de pertença social. Evidentemente que essa
transição dos sentidos do trabalho é consoante a uma sociedade que se
encontra no umbral da formação capitalista e serve, assim, de
justificação à ascensão econômica da burguesia emergente. O sentido do
trabalho sempre é socialmente construído e serve a algo, não está
isolado ou pendurado acima da realidade social.




Referências bibliográficas:


WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo:
Pioneira, 1967.
WILLAIME,Jean-Paul. As reformas e a valorização religiosa do trabalho. In:
MERCURE, D.;
SPURK, J. (Orgs.). O trabalho na história do pensamento ocidental.
Petrópolis (RJ): Vozes, 2005, p. 63-87.
SANSON,César. O conceito do trabalho em Max Weber. Café com
sociologia.com



























Por: Emanuel Isaque Cordeiro da Silva

Belo Jardim – IFPE – Campus Belo Jardim,05 de Junho de 2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reprodução em Suínos

Arado de Aiveca

Tração Animal