A Educação de Jovens e Adultos Como Transformação Social
Educação de jovens e adultos como transformação social
Por: MEURI RUSY MARIA DO NASCIMENTO
EMANUEL ISAQUE CORDEIRO DA SILVA
1.OBJETIVO GERAL
Abordar a origem do (EJA) que surgiu do alto índice de alunos fora da Escola que por inúmeros motivos tiveram que abandonar os estudos por um período de tempo, retornando a sala de aula um pouco mais tarde.
Comentário Emanuel Isaque: " Por vários motivos,pérfidos ou de indução,estas pessoas deixam de estudar para trabalhar,não como opção mas,como uma fonte de benefícios à família ,uma vez em que seus pais ou responsáveis não se gozam de oportunidades e sem sustento este aluno que abandonou a escola,foi não pela sua escolha obvia,mas diante as consequenciais do contexto familiar deste individuo,levado a abandonar seus estudos."
2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2.1 Compreender a importância do EJA na sociedade atual;
2.2 Destacar os alunos do EJA no mundo do trabalho;
2.3 Proporcionar a formação como suporte, as experiências pedagógicas dos próprios.
3.Uma solução para o problema do analfabetismo:
Compreende-se também que o retorno para a Escola na idade adulta é possível, e que para os mais jovens os estudos abrirá as portas para o mundo do trabalho, mostrando que o individuo alfabetizado tem valor na sociedade, e que a Escola como um ambiente de aprendizagem tem o poder de transformar e torná-lo um cidadão crítico democrático e participativo.
4.Justificativa: o que é a EJA?
1.1 História da EJA-conceito
"...um adulto pode ser analfabeto, porque marginalizado social e economicamente, mas, se vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, se se interessa em ouvir a leitura de jornais feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros leem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva,..., se pede a alguém que lhe leia avisos ou indicações afixados em algum lugar, esse analfabeto é, de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita, envolve-se em práticas sociais de leitura e de escrita." (1998, p. 24) Professora: Magda Soares
Comentário Emanuel Isaque: "aqui nos deixa claro o conceito complexo do ser analfabeto,pela sua motivação interior de se querer aprender,de se envolver no mundo das letras e da educação ,por isso,vemos um analfabeto não destituído do universo da aprendizagem e sim,por sua motivação ao querer aprender."
• A década de 1940, o analfabeto idealizado pela pobreza e marginalização;
• A redemocratização e a busca por eleitores;
• A década de 1990;
5.Paulo Freire e o EJA:
O método Freiriano:
5.1-Alfabetização junto com o aluno, em seu contexto histórico;
5.2-O "jeito humano" de ensinar X aprender, ler x escrever;
5.3-A educação como prática de liberdade;
5.4-MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização).
3. Considerações Finais;
3.1-A EJA (Educação de jovens e adultos), como solução social para o analfabetismo;
3.2-A EJA como nova oportunidade de ensino, formação pedagógica e inserção no mercado de trabalho;
3.3-A educação como a "transformação" do indivíduo, para com a sociedade.
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